Cada um é como cada qual
Não há duas pessoas iguais. Xiii que novidade tão velha eu acabei de descobrir...
Como tal, cada um sente as coisas à sua maneira e de acordo com um passado físico e emocional que quer queiramos quer não nos influencia a nossa vida futura. Os filósofos que estudei na escola, Descartes, penso eu, davam um nome a esta história... Qualquer coisa como o "Eu social", corrijam-me se estiver errada.
Eu sou muito crédula, sempre fui, sempre caí em todos os boatos e acreditei em todas as histórias que me contavam, sempre fui a ultima a saber e principalmente a suspeitar das "movimentações" que decorriam à minha volta. Sempre acreditei nas pessoas, sempre as respeitei e sempre me ensinaram a dar-lhes o benefício da dúvida.
Assim como também sou contra a pena de morte e tenho outros valores fundamentais
Sei que não somos todos assim e que haverá, por um lado, muitas pessoas que serão o exacto oposto e que até, no limite, tenderão a aproveitar-se daqueles que, como eu, neles acreditam, e, por outro lado, existem aqueles que não compreendem como se pode ser assim, que têm formas diferentes de ver a vida, que têm ideias de justiça diferentes, que têm personalidades mais fortes e vincadas e formas de agir diferentes.
Quem dos 3 (pelo menos) "tipos" está mais certo? Qual está errado?
Eu não sei. Já é uma sorte saber como sou e ter consciência disso, das vantagens e desvantagens que me traz em termos pessoais, profissionais e sociais. Sou sociável e não tenho muitos amigos, sou querida e nem sempre amada, sou respeitada e muitas vezes não achada, sou presente mas muitas vezes ignorada. Sou um ombro amigo e poucas vezes "ombreada". Sou eu, feliz e triste, faladora e calada, sonhadora e quadrada.
Tenho que ceder perante os outros? Tenho que submeter a minha vontade à deles? Tenho que agir segundo um conjunto de valores que não é o meu? Tenho que mudar para agradar?
Não. Tenho apenas que saber viver comigo para que os outros também o consigam fazer. E não é fácil...


0 Sarrabiscos:
Enviar um comentário
<< Home