O dragão de fumo - João AguiarEste é o 2º livro de uma trilogia sobre Macau (e não só) escrita por João Aguiar. Este senhor é um dos meus preferidos escritores portugueses contemporaneos.
Como deve ser, comecei a ler esta trilogia pelo fim, "A catedral verde" é o título do último livro, que me foi oferecido e me cativou de imediato. Volvidos alguns anos em busca do livro inicial, "Os comedores de pérolas", finalmente
a minha alma o encontrou e mo ofereceu e relançou o bichinho dos dragões na minha esfera literária.
Agora chegou a vez do livro do meio, delicioso, com o encontro das duas gerações, pai e filha marcados pela vida em Macau. Uma história de amor paterno, paixão e romance e de amor pela terra, pela cultura macaense. O estigma da saída de Portugal e dos portugueses, a transferência para a China, relembrar as notícias que se ouviram nos jornais há uns anos atrás, desta vez sentidas e romanceadas pelos portugueses que por lá viveram e ficaram ou decidiram sair.
A ironia, o humor caustico da personagem principal, o mistério dos chineses, a intuição feminina e o nosso desconversar, tudo deliciosamente retratado pelo autor.
Até dá vontade de reler o 3º volume para relembrar como tudo acaba, ou, simplesmente, continua.