um peixe no aquário
Há algo de muito forte que nos liga aos nossos animais de estimação, principalmente se convivemos com eles de facto.
Cá em casa, desde que me lembro, sempre tivemos um gato, mas quando o Chico morreu a minha mãe não quis mais nenhum, não adianta o muito que eu insista com ela.
Ficamos apenas com o peixe no aquário, um peixinho vermelho que com o tempo que cá passou em casa foi crescendo e "enbranquecendo", a ponto de ser quase confundido com uma sardinha branca. A minhã mãe habituou-se a falar com ele, a dar-lhe os bons dias, a reconhecer quando tinha fome e quando estava a dormir, atribuindo-lhe uma convivência um tanto anormal para um peixe. Hoje de manhã, disse-me com os olhos aguados que o peixe não tinha pedido comida de manhã, que estava morto.
O nosso peixe não tinha nome, nem vai ter o que lhe vou comprar agora, não para substituir a nossa sardinha de estimação, mas para a ajudar a criar novos ritmos, novas convivências.

















